Nesse post, vamos falar dos hábitos que transformam. Isso significa entender como aquilo que você, desenvolvido ao longo dos anos, afeta o seu tempo, vida pessoal e profissional, bem como a qualidade de vida.
Para isso, traremos três pontos principais: gestão de tempo, identificação e quebra de hábitos rins e, por fim, a importância do otimismo. Vamos começar!
Hábitos que transformam: Como a gestão de tempo afeta nossos hábitos?
A gestão de tempo é um conceito simples, mas poderoso. Em suma, refere-se ao processo de organizar e priorizar as tarefas de forma que tudo ocorra dentro de um planejamento efetivo.
Dessa forma, há um aproveitamento do tempo, cumprimento de prazos, alcance de objetivos, maior eficiência e produtividade.
Neste cenário, quando você não faz uma boa gestão, os hábitos são prejudicados. Simultaneamente, hábitos ruins interferem na sua gestão.
Por exemplo, se você acredita que atua melhor sob pressão, acaba deixando tudo para o último minuto. Esse hábito faz com que você esteja continuamente, atrasado, estressado e com baixo rendimento. Além de ter de lidar com os clientes insatisfeitos.
Afinal, surpresas podem surgir a qualquer instante.
Também é importante destacar que gestão e hábitos são influenciados de forma positiva. Se você organiza o seu planejamento, consegue atuar mais tranquilamente e trabalhar na melhoria de hábitos.
Porém, é com a gestão de tempo que realmente somos capazes de evoluir e entender os aspectos importantes. Sendo assim, melhorar esse “setor” é o primeiro passo para a mudança de hábitos.
Diante disso, existem algumas dicas funcionais e práticas para começar a sua gestão. Então, siga os passos abaixo, começando agora mesmo:
Passo 1#
Defina quais são as suas tarefas obrigatórias do dia, bem como horários principais a serem seguidos. Como trabalho, refeições, levar o filho na escola, sair com o pet, etc.
Passo 2#
Avalie metas e objetivos. Como finalizar projeto “x”, economizar “Y” reais, ter um tempo de leitura e mais. A partir disso, vá encaixando em horários reais, que possam ser cumpridos.
Passo 3#
Considerando tudo o que definiu, defina o que é prioridade ou não, o que é de longo prazo, coisas a serem “divididas” e assim por diante.
Passo 4#
Além disso tudo, você deve começar a trabalhar a sua disciplina, foco, concentração e mais. Ou seja, entenda por que procrastina e como mudar isso.
Os hábitos que transformam envolvem a sua saúde e bem-estar. Justamente por isso, aqui você encontra conteúdos exclusivos sobre o tema.
Como identificar e quebrar hábitos ruins
No quesito hábitos que transformam, você deve saber como identificar e quebrar hábitos ruins. Algo que vai mudar a sua vida pessoal e profissional.
Primeiramente, os hábitos ruins são aqueles comportamentos que, de alguma maneira, trazem malefícios para a sua vida, afetando de forma negativa.
Então, procrastinar é um hábito ruim, por afetar a sua gestão de tempo, causa estresse e ansiedade, prejudica suas relações, etc. Em geral, esses hábitos negativos podem ser bastante simples, como pegar o celular e mexer nas redes sociais logo que acorda, ou supercomplexos, como fumar.
Como identificar?
A identificação de hábitos ruim começa com uma autoavaliação.
Portanto, veja o que faz no dia-a-dia, identifica os problemas e por que eles ocorrem, quais condições desencadeiam, compreenda riscos e recompensas e mais.
Neste cenário, se você acorda e já mexe no celular, vai notar que pode acabar atrasado, com níveis de estresse e ansiedade, rebaixamento na atenção durante o dia, dores de cabeça, etc.
Como quebrar hábitos ruins e começar a investir em hábitos que transformam
Além de entender quais são os hábitos ruins e como eles afetam sua rotina, é indispensável saber como quebrar esse ciclo vicioso.
Dessa forma, é preciso começar avaliando prós e contras da mudança, quais as recompensas imediatas, motivações e possibilidade de substituição.
Seguindo o que falamos anteriormente, acessar a rede logo ao acordar traz todas aquelas desvantagens. Então, por que ainda o faz? Por curiosidade, por estar logo ali, traz uma satisfação rápida?
Assim, para mudar, crie a regra, de só acessar após tal horário, não deixe próximo da cama, faça um alongamento ou treino de respiração no lugar, etc.
Enfim, quer focar no seu desenvolvimento pessoal e profissional diariamente? Aqui na Renda Extra 10 você confere as melhores dicas, vem conferir!
A importância do otimismo na construção de hábitos
Ao final, temos a importância do otimismo na construção de hábitos. Inclusive, você sabe o que é ser uma pessoa otimista?
Segundo o dicionário, o conceito está ligado a disposição para ver o lado bom das coisas, pensar em soluções mesmo diante das dificuldades, não focar nos aspectos negativos. Logo, está ligado a esperança, confiança, animação.
De acordo com alguns ditados, a pessoa otimista é aquela que sempre vê o “copo meio cheio”. E como exatamente isso se relaciona a construção de hábitos?
Na prática, a maneira com a qual lida com as coisas e como vê o mundo, define quais serão os seus comportamentos. Por exemplo, se sempre vê o lado negativo, tende a reclamar mais, procrastinar, entender que sempre tudo dará errado, etc.
A positividade, faz você se mover, resolver problemas, buscar boas soluções, encontrar respostar e formas eficazes, bem como viver de forma mais feliz e centrada.
Ser otimista faz com que você acredite que terá o poder de mudar, de alcançar o que quer, resolver as adversidades que surgirem e não se deixar desanimar.
Hábitos que transformam: como ser uma pessoa mais otimista?
Sabendo a importância do otimismo na vida, pode ser que você note que nem sempre consegue manter o humor e suas crenças no aspecto positivo. Algo natural, principalmente por a vida não ser uma “linha reta”.
Ou seja, medos, incertezas, dificuldades e acontecimentos em geral afetam os sentimentos, provocam diferentes emoções e levantam dúvidas.
Entretanto, ser otimista significa que você consegue ver o outro lado do problema, buscar respostas efetivas, entender que mesmo diante dos problemas é possível seguir em frente e ir além. Logo, não fica preso ao lado “negativo”.
Assim, para ser mais otimista, reveja seus pensamentos, fortaleça boas relações e elimine as tóxicas, pratique pensar de forma positiva sempre, crie metas que possam ser alcançadas. Gradualmente, você verá a mudança acontecer.
Enfim, se quer saber mais sobre hábitos que transformam, nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.