Nesse post, você vai conferir os cuidados essenciais com a pele para ter aquele aspecto natural, radiante e saudável. Pensando nisso, separamos tudo o que os melhores especialistas da estética têm para indicar e recomendar.
Inclusive, vale a pena destacar que a pele é o maior órgão do corpo humano e requer uma série de cuidados especiais, tanto externos quanto internos. Confira!
Os segredos para uma pele saudável e radiante
Os segredos para uma pele saudável e radiante engloba aquilo que você realiza no dia-a-dia. Inclusive, um estudo da Fiocruz destacou os impactos do envelhecimento promovidos pela radiação solar e maus hábitos. Dessa forma, os cuidados essenciais com a pele incluem:
- Água: você precisa hidratar a pele (e o restante do seu corpo), ou seja, beba em torno de dois litros de água por dia;
- Limpeza: limpar a pele remove células mortas, poeira e outras sujidades que comprometem o tecido;
- Hidrate e proteja: além de limpar, é indispensável hidratar os tecidos e proteger da ação solar, ou seja, use hidratantes e filtros específicos;
- Alimentação: a pele recebe nutrientes através da alimentação, ou seja, prefira pratos balanceados e saudáveis;
- Evite hábitos ruins: os hábitos ruins incluem excesso de álcool, cigarro, drogas, coçar, dormir com maquiagem e assim por diante, evite;
- Descanso de qualidade: você precisa dormir bem para ter uma pele saudável e radiante, inclusive, reduza o estresse;
- Evite água quente: água quente remove a camada de proteção, seca o tecido e causa o envelhecimento precoce, por isso, evite;
- Cuidados específicos: os cuidados específicos significam buscar profissionais para quadros de acne, manchas, etc, não faça tratamentos caseiros perigosos.
Os cuidados essenciais com a pele, para uma pele saudável e radiante, envolvem o dia-a-dia, já que pouco adiante fazer isso uma vez ao ano. Então, mantenha a regularidade e avalie como encaixar isso na sua rotina. Uma dica interessante é ter produtos de dupla ação, otimizando o seu horário.
E foi pensando nisso que separamos um ebook completo para ajudar você ou mesmo para se profissionalizar no ramo. Clique aqui para saber mais.
Dicas para cuidar de peles sensíveis e com problemas específicos
As dicas para cuidar de peles sensíveis e com problemas específicos vão além do comum. Como limpar no banho e usar um hidratante. Afinal, são tecidos que requerem mais atenção, para evitar traumas, contusões, alergias e mais.
Dessa forma, considere que as peles sensíveis e com problemas específicos, geralmente, são aquelas que apresentam descamações, repuxamento, coceiras, manchas avermelhadas, quadros de acne, etc. Então, vamos lá:
Cuidados essenciais com a pele: entenda a sua
Primeiramente, saiba qual o desafio com o seu tecido, quais os sintomas, sinais e diagnósticos. Aqui, é importante ir até um profissional para saber mais e conhecer as recomendações médicas. Há casos em que é necessário tomar medicamentos e/ou usar produtos de tratamento.
Tenha uma rotina de cuidados
Todas as peles precisam de uma rotina de cuidados, mas as sensíveis e com problemas específicos requerem maior atenção, para evitar que fiquem mais sensíveis ou que o quadro se agrave.
Dessa forma, defina quais os produtos essenciais e como usá-los, escolha um horário para isso e torne parte da sua vida.
Escolha produtos de qualidade
A pele saudável e radiante requer produtos de qualidade, ou seja, observe a composição, rótulo e especificações.
Logo, observe os hidratantes específicos para sua condição e estação, filtros que realmente protejam da radiação, maquiagens hipoalergênicas e mais. Mas lembre-se que você também precisa se alimentar bem e tomar bastante água.
Tempo de descanso é um dos cuidados essenciais com a pele
O tempo de descanso envolve dois pilares: sono e respiro do tecido.
Assim, evite ficar de maquiagem o dia todo, nunca durma com make, limpe e hidrate o tecido, tenha dicas para ficar de “cara limpa” e, claro, tenha boas noites de sono. Dormir permite que o seu organismo se recupere, restaurando o equilíbrio.
Inclusive, uma dica especial é ter um dia na semana de spa em casa. Ou seja, tenha aquele dia, para esfoliar a pele, limpar, hidratar, fazer massagens, relaxar e acender aquela vela aromática ou incenso que você ama.
E para os problemas específicos, converse com o seu médico e siga as recomendações. Para fazer desse cuidado o seu negócio, aqui no RendaExtra10 você confere os melhores conteúdos de marketing, empreendedorismo e mais.
Como escolher os produtos certos para o seu tipo de pele
Se você não sabe como escolher os produtos certos para o seu tipo de pele, é aqui que irá encontrar as respostas que estava procurando. Isso considerando uma pele saudável e radiante, principalmente sem maquiagem. Para isso, existem alguns pilares a serem observados:
Considere o seu tipo de pele
As dicas para cuidar de pele sensível, oleosa, seca ou outras envolve entender qual é a sua. Ou seja, você precisa conhecer o seu tecido e as características dele. Por exemplo, a pele mista é aquela levemente mais oleosa na zona T, com poros mais dilatados e remais regiões secas. Já a seca tem o aspecto esbranquiçado, sendo comum a coceira e descamação.
Conhecendo o seu tipo de pele é a melhor alternativa para seguir cuidados com a pele.
Substâncias presentes nos produtos
O segundo pilar que você precisa conhecer se refere aos produtos. Dependendo do tipo de pele e produto, algumas composições são necessárias ou evitadas.
Por exemplo, os ácidos são importantes para restaurar o tecido, mas peles sensíveis ou com problemas específicos requerem maior atenção, como o hialurônico e glicônico. Nos hidratantes, busque por zinco, glicerina, ceramidas e outros.
Além disso, vitaminas e nutrientes essenciais são boas pedidas. Diversos produtos veganos e hipoalergênicos são os mais recomendados, por ter uma ação mais leve.
Assim, conheça a composição, busque informações e a ação daquele produto. Da mesma maneira, observe a reação daquela composição na pele e, se necessário, consulte um profissional.
Cuidados essenciais com a pele: avalie as texturas dos produtos
Ao final, as dicas para uma pele saudável e radiante inclui escolher as melhores texturas de produtos, considerando o tipo de pele. Veja:
- Oleosas: texturas leves, em gel e de base aquosa, que trazem o aspecto “sequinho”;
- Mistas: séruns e géis, texturas leves, oil-free, que controlam as áreas mais oleosas;
- Secas: texturas mais espessas, cremes e loções ricos em óleos especiais para evitar que a pele resseque.
Enfim, quer saber mais sobre qualidade de vida e bem-estar, empreendedorismo e ter acesso aos melhores cursos da estética? Aqui você encontra tudo!