Nesse post, traremos 3 principais pontos que vão mudar a sua vida financeira, trazendo estabilidade e maiores chances de sucesso: aprendendo como dizer “não”, a importância das pequenas vitórias e como criar uma rotina matinal.
Preparado para começar?
Aprendendo a dizer “não” e estabelecer limites
Estabelecer limites não é uma questão ensinada desde a infância pela maioria dos responsáveis. Justamente por isso, é natural aprender ao longo do crescimento.
A educação “básica” é baseada em evitar conflitos, ajudar aos demais, se doar e assim por diante. Então, ao começar a crescer, crianças e adolescentes começam a falar sobre aquilo que não querem e não gostam.
Mas, a realidade é que muitos passam por essa fase e não desenvolvem isso. Como resultado, sempre fazem demais pelos outros, se sentem explorados, não conseguem agir em benefício próprio e sempre se colocam em segundo plano.
Porém, a realidade é que fazer isso prejudica o seu alcance de sonhos, sua felicidade, planejamento diário, trabalho e financeiro, bem como a respeitar quais são os seus limites.
Quantas vezes, por exemplo, fez algo que não queria verdadeiramente porque alguém querido/familiar/amigo pediu? Quando você não coloca limites, acaba prejudicado.
Aqui é importante destacar que essa dificuldade de dizer “não” pode estar relacionado a diversos fatores. Como não querer magoar os demais, medo da rejeição, sensação de que vai ficar sozinho, problemas com críticas, etc.
Dessa forma, você precisa começar gradualmente, aprendendo a dizer não e estabelecer limites próprios. Para isso, algumas dicas incluem:
- Não ter pressa: reflita sobre suas dificuldades e medos, tente mudar aos poucos;
- Comece com questões pequenas: ao invés de tentar mudar completamente, comece dizendo não a pequenas coisas, como não fazer tal “ajuda”, não sair naquele dia (se não quiser), etc;
- Avalie suas vontades reais: sempre questione quais são suas vontades e desejos verdadeiros, sem o outro, e respeite isso;
- Lista de respostas: se você tem dificuldade com o “não”, faça uma lista de respostas gerais e pratique. Como dizer “hoje não consigo”, “talvez outro dia”, “tenho outro compromisso que não posso adiar mais”, etc.
Lembre-se que dizer “não”, não se trata de ser grosseiro, mas respeitar a si, preservar sua saúde física e mental e impor até onde os outros podem ir.
Inclusive, separamos aqui 4 dicas de como sair do modo estático que você pode aplicar em diversos setores da vida. Confira!
A importância de celebrar pequenas vitórias
Entender a importância de celebrar pequenas vitórias, também aprendendo como dizer “não” e impor seus limites pessoais. Afinal, até as pequenas coisas são valiosas.
Um exemplo prático disso é pensar quantas vezes você considerou que queria alcançar um sonho X, como comprar uma casa. Entretanto, esse objetivo é de longo prazo e, as coisas que deve fazer no caminho passam “desapercebidas”.
A longo prazo, ficará cansado e pode acabar desistindo, com a sensação de que “não sai do lugar”.
E é justamente aqui que entra a importância de celebrar pequenas vitórias.
Como a organização das finanças, sair do vermelho, poupar dinheiro, etc. Tudo isso é importante e vai garantir o resultado esperado, como subir uma escada.
Simultaneamente, é importante saber quais devem ser as conquistas celebradas. Já que colocar tudo em um âmbito de “merecimento” pode ocasionar problemas.
Tenha em mente que pequenas vitórias trazem grandes resultados.
A partir disso, essas vitórias são variáveis, a partir do objetivo que você quer alcançar, podendo envolver mais de uma meta ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode querer comprar uma casa e, ao mesmo tempo, elevar sua autoestima, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação mais saudável e mais.
Algumas dicas para começar esse processo envolve:
- Definir seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Avalie os pequenos passos para chegar aonde quer;
- Anote tudo isso em um local visível;
- Anote as vitórias extras que surgirem e que trazem sensação de bem-estar e melhoram sua qualidade de vida;
- Entenda que surpresas podem atender, então, atualize suas vitórias e metas;
- Foque na perseverança e otimismo.
Inclusive, separamos aqui um post completo com hábitos que vão transformar a sua vida, vem conferir!
Como criar uma rotina matinal
Se você não sabe como criar uma rotina matinal aprendendo a dizer “não”, agora é hora de entender como isso se relaciona.
Em síntese, a rotina envolve delimitar o que será ou não feito, estruturar o dia e cumprir com isso, definir prazos e focar naquilo que realmente é importante para você. Portanto, vamos começar.
Defina o que será feito e os horários
Sempre no dia anterior, defina o que você fará, quais são as suas obrigações e os horários. Alguns se mantêm os mesmos diariamente, outros podem mudar.
Ou seja, defina a hora de acordar, café, tarefas a serem realizadas e mais.
Pilar de ouro: alimentação e sono de qualidade
Para criar uma rotina matinal que funciona, você deve começar dormindo bem e se alimentando com qualidade. Caso contrário, fica esgotado e sem energia.
A dica aqui é: definir uma hora exata para dormir e acordar (ideal 7 horas de sono por noite), evite uso de telas a noite, não coma nada pesado duas horas antes de se deitar, foque em métodos de relaxamento.
Simultaneamente, comece a se alimentar com qualidade, reduzindo o consumo de industrializados, embutidos, açúcar, gorduras saturadas e mais.
3 regras para acordar bem
As três regras para acordar bem envolve seguir, todos os dias, alguns passos que vão lhe ajudar a ter mais energia e disposição. Então, siga:
- Acorde na hora marcada: sem modo soneca, sem mais 5 minutinhos;
- Alongue-se: assim que acordar, faça um alongamento simples, liberando a energia e “acordando” a mente e corpo;
- Foque no positivo: você acordou, então, foque no positivo, agradeça, faça sua prece se for religioso, agradeça ao universo e acredite que será um dia bom. O pensamento tem um grande poder na rotina.
Estruture e cuide dos detalhes
Na dúvida de como criar uma rotina matinal, você precisa estruturar o seu dia. Isso evita que você tenha de pensar muito logo cedo e traz uma satisfação pessoal.
Dessa forma, a dica é estruturar todo o seu dia e cuidar dos demais detalhes.
Como ter um horário para relaxar, fazer atividades físicas, reduzir o tempo nas redes sociais, beber mais água e, se surgir surpresas, considere maneiras efetivas de resolução.
Quer saber mais sobre desenvolvimento pessoal e profissional? Aqui na RendaExtra10 você encontra os melhores conteúdos, confira!